FALANDO SOBRE GENTILEZA-Rosana Braga muito tem me ensinado..................


DEIXO AQUI MEU EMAIL PARA QUALQUER INFORMAÇÃO:seneyamigues@hotmail.com . ROSANA BRAGA: Gostaria de reproduzir aqui 10 dicas que dei no livro, entre outras, para facilitar a prática da gentileza. Creio que se conseguirmos incorporar pelo menos algumas dessas ações, nossa vida já se tornará bem mais leve e gostosa.

1. Tente se colocar no lugar do outro. Isso o ajuda a entender melhor as pessoas, seu modo de pensar e agir.

2. Aprenda a escutar. Ouvir é muito importante para solucionar qualquer desavença ou problema.

3. Pratique a arte da paciência. Evite julgamentos e ações precipitadas.

4. Peça desculpas. Isso pode prevenir a violência e salvar relacionamentos.

5. Pense positivo. Procure valorizar o que a situação e o outro têm de bom e perceba que este hábito pode promover verdadeiros milagres.

6. Respeite as pessoas quando elas pensarem e agirem de modo diferente de você. As diferenças são uma verdadeira riqueza para todos.

7. Seja solidário e companheiro. Demonstre interesse pelo outro, por seus sentimentos e por sua realidade de vida.

8. Analise a situação. Alcançar soluções pacíficas depende de se descobrir a raiz do problema.

9. Faça justiça. Esforce-se para compreender as diferenças e não para ganhar, como se as eventuais desavenças fossem jogos ou guerras.

10. Mude a sua maneira de ver os conflitos. A gentileza nos mostra que o conflito pode ter resultados positivos e ainda tornar a convivência mais íntima e confiável.



sábado, 24 de julho de 2010

Medicina Psicossomática-INTERESSANTE.

Médico fala sobre a Medicina Psicossomatica e sobre as causas das doenças

Um dos temas discutidos durante a 4ª JAMEC foi a Medicina Psicossomática, tema este debatido pelo médico da Associação Médico-Espírita de Alagoas, Ricardo Santos. Em sua fala, o expositor alagoano criticou o tratamento da medicina tradicional organicista que separa o corpo, mente e espírito, e ressaltou a importância da Medicina Piscossomática cujo objetivo principal, segundo ele mesmo, é o de lançar uma visão psicossomática sobre o ser humano.


Na concepção de Ricardo Santos, a medicina biológica vê a doença esquecendo-se do doente, o que na análise dele e dos demais outros médicos espíritas que participaram da 4ª JAMEC, acarreta numa limitação uma vez que despreza os aspectos psicológicos, sociais, emocionais e até ecológicos que constituem a criatura humana.


O médico também explicou que as idéias da medicina psicossomática estão atreladas a outros campos do conhecimento, a exemplo da Física Quântica que defende o fato de que somos um todo indivisível constituídos por massa e energia, ou seja, corpo e espírito, como também fazem parte da visão holística proferida desde Pasteur, ao afirmar que para que as infecções se instalassem no indivíduo seria necessário um terreno propício porque nem todas as pessoas são suscetíveis à ação das agressões externas.


Esta visão, ressaltou o médico espírita, aponta para as causas do adoecer, que segundo ele, estão associadas diretamente ao desequilíbrio psíquico e espiritual do ser humano. “Adoecemos em conseqüências das descargas internas provocadas pelas posturas mentais, comportamentos e emoções negativos e o excesso dessas emoções trazem transtornos ao funcionamento das nossas células bioquímicas, fisiológicas e neurológicas abrindo o campo para a instalação das doenças”, explicou.


De acordo com Ricardo Santos, não apenas a cura, mas a prevenção para toda e qualquer doença está na reforma intima, na mudança sentimental dos sentimentos gerados dos pensamentos desarmoniosos. “Situações de estresse, o agasalhamento de emoções e sentimentos negativos como a raiva, a depressão,vingança, falta de fé, produzem essas reações e alterações no organismo causando a instalação de doenças”, disse ao apontar a auto-educação e a aproximação a Deus como os dois antídotos contra os males que afligem a saúde do homem moderno.


Por fim, o médico ressaltou o fato de que a “medicina moderna promete uma vida sem dor e isto e absurdo” e que “ a única coisa capaz de curar o doente é o amor incondicional”, citando o maior exemplo que foi o de Jesus. “A doença é o escoador das enfermidades da alma. Época virá em que o amor e a fraternidade serão tão importantes como os medicamentos de hoje e que o medico será um sacerdote da alma”, completou.

Saiba um pouco mais sobre a Medicina Psicossomática.
A Medicina Psicossomática é uma nova concepção na abordagem médica do paciente, investigando sua doença e tratando-o como um todo, utilizando-se de exames e medicações clínicas, acompanhados de uma avaliação e terapia das emoções e “problemas psicológicos” que influenciaram na doença.
Na realidade toda doença é psicossomática, uma vez que fatores emocionais desencadeiam os processos do corpo através dos nervos e hormônios. Durante séculos, por falta de comprovação científica, a medicina psicossomática ficou em latência, embora o termo "psico-somático" tenha sido utilizado por Heinroth em 1818. Com Freud nova luz veio despertar o interesse mente-corpo. Após sua morte em 1939 surge a revista Psychosomatic Medicine, editada por Flanders Dumbar, em que 50 anos depois, os editoriais mostraram o progresso bioquímico e psiconeuroimunológico da correlação mente-corpo, distanciando-se da contribuição psicanalítica que revolucionara os conceitos etiopatogênicos. Fonte: Associação Brasileira de Medicina Psicossomática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário